Última Atualização do Site: Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017, 15:38h

Segunda-feira, 02 de Outubro de 2017

Jandaia inicia comemorações do Outubro Rosa com Passeata

A Associação das Senhoras de Rotarianos de Jandaia com o apoio da Prefeitura Municipal – Departamento de Saúde abriram na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro, as atividades em comemoração ao mês “Outubro Rosa” com passeata na Avenida Getulio Vargas terminando na Praça do Café, onde foi montado uma barraca para atividades e atendimentos que aconteceram durante todo o dia.
O evento contou ainda com a participação de Instituições Financeiras, autoridades amigos e convidados.
O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização que ganha força a cada ano e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Os seios são fontes de várias simbologias em diferentes culturas. Motivo de inspiração e desejo, são também o órgão da amamentação, da feminilidade e do prazer. A mama, contudo, adoece. O câncer é o mal que mais acomete essa glândula — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.
A Diretora do Departamento de Saúde Elza Maria Ferraz salientou a importância dessas atividades que alertam a população para a prevenção.