Última Atualização do Site: Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017, 15:38h

Quarta-feira, 04 de Outubro de 2017

Departamento de Saúde de Jandaia comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde

O Prefeito Ditão, o Vice Cir e a Diretora do Departamento de Saúde Elza Maria Ferraz, reuniram-se  na tarde desta terça-feira, 03 de outubro, juntamente com todos os Agentes Comunitários de Saúde do município para comemorar o seu dia (04 de outubro). O Agente Comunitário de Saúde é Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, e tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.
Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.
O Prefeito Ditão parabenizou a todos pelo excelente trabalho que realiza junto a comunidade, ressaltando que o trabalho humanizado que os agentes fazem traz melhores resultados para a saúde da população.