Última Atualização do Site: Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017, 15:38h

Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017

Departamento de Saúde de Jandaia realiza Palestra abordando suicídio

O suicídio é um assunto doloroso e ainda pouco falado em nossa sociedade. Este tema pode trazer marcas de histórias de perdas e de solidão. O silêncio diante do assunto faz com que nos fechemos em nossas angústias e medos, impossibilitando pedidos de ajuda. Por isso, falar sobre o suicídio é falar sobre a importância da valorização da vida, da busca de significados para nossa luta diária, valorizando nossas conquistas e encarando de outras formas nosso sofrimento. Pensando na importância de trazer essas discussões nos nossos ambientes de convívio e trabalho, nos dias 27 de setembro e 02 de outubro o Departamento de Saúde realizou a palestra “Profissionais pela Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” para os profissionais de Saúde de Jandaia e região para discutir as possibilidades de intervenção nos casos de tentativas de suicídio, considerando que as mortes por suicídio podem ser  evitadas por meio de ações de promoção e prevenção em todos os níveis de atenção à saúde. Também no dia 02 de outubro foi realizada a Palestra “Nosso bem mais precioso: falando sobre a vida” voltada especialmente para a população, sensibilizando sobre a prevenção do suicídio e discutindo sobre qualidade de vida e manejo do sofrimento. A palestrante convidada foi a Psicóloga Dra Lúcia Cecília da Silva, professora associada da Universidade Estadual de Maringá. O Departamento de Saúde agradece o Departamento de Assistência Social, Departamento de Educação e Esporte, a FAFIJAN, o Centro de Convivência, a ACEJAN, a palestrante, a população e os demais envolvidos pela parceria, apoio e participação.