Última Atualização do Site: Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018, 14:03h

Getão 2017-2020

Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

AÇÕES SETEMBRO AMARELO

Você sabia que, no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e que a cada 3 segundos alguma pessoa tenta?! O mês de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida – Setembro Amarelo – está sendo intensivamente abordado pelo Departamento de Saúde de Jandaia do Sul, com o apoio dos setores e instituições do município.

No início do mês o símbolo da cidade foi enfeitado com luzes e panos amarelos e foi feita uma participação pelos funcionários de Saúde no tradicional desfile de 7 de setembro para abordar o tema. Também foram realizadas palestras para a população nos dias 11, 12, 20 e 21 deste mês pelas Psicólogas do Departamento de Saúde nas áreas das Unidades Básicas de Saúde, com o apoio das equipes, promovendo um espaço de fala e de desmistificação desse fenômeno. Cada UBS enfeitou de maneira especial seus espaços com a cor amarela simbolizando acolhimento e de cuidado com o assunto. As profissionais do NASF ofertaram capacitação a todos os funcionários das UBS, melhorando a qualidade da escuta e orientação por parte dos profissionais. Houve também a distribuição de cartazes com os principais telefones que possam prevenir em casos de comportamento suicida. Com a mobilização de toda a população e corresponsabilização de todos os setores, estamos provando que falar é a melhor solução para prevenir o suicídio.

Ainda teremos intervenções aos trabalhadores de indústrias e empresas e mais palestras para a população que não pôde comparecer às últimas.

As palestras para a população acontecerão no dia 25, terça-feira, às 19h no Espaço FLORART e no dia 26, quarta-feira, às 14h na UBS Ivoly.

Aguardamos a todos que querem promover cuidado e afeto diante de um assunto doloroso, propagando a valorização da vida.