Última Atualização do Site: Terça-feira, 16 de Julho de 2019, 17:05h

Sexta-feira, 10 de Maio de 2019

Departamento de Saúde e Educação realizam Projeto de orientação a pais,responsáveis e crianças sobre Educação, Carinho e Regras

A equipe de Saúde Mental do Departamento de Saúde, as Psicólogas educacionais do Departamento de Educação e as Agentes Comunitárias da UBS Massahiro Oga realizaram o Grupo de Orientação a Pais e Responsáveis “Infância, e agora? Como lidar com comportamento infantil” no qual contou com 6 encontros.
O público-alvo foram pais cujo as crianças de 0 a 11 anos passaram por avaliação psicológica e trouxeram a queixa de comportamentos inadequados. As queixas se voltaram sobretudo aos comportamentos descritos como birra, irritação, nervosismo, dificuldades de aprendizagem relacionadas à falta de atenção. Desenrolando as histórias de vida, foi possível compreender uma angústia e dificuldade de manejo por parte dos pais na organização de uma rotina efetiva para com as crianças. Ao mesmo tempo, foram selecionadas algumas crianças que apresentavam demandas específicas no contexto educacional, construindo um grupo terapêutico infantil.
Foram realizados nestes encontros orientações e momentos de escuta com os pais/responsáveis sobre comportamento infantil, pensando juntos o que gera os comportamentos inadequados de violência e birra na infância, o que os mantêm e como lidar e possibilitar comportamentos adequados com as crianças. No grupo terapêutico infantil foram trabalhadas a importância do seguimento de regras para um bom convívio social, a expressão de sentimentos, a relação familiar e o autocuidado.
Os encontros resultaram em um espaço de conscientização e de mudança de comportamentos tanto dos pais quanto das crianças acompanhadas, observando um olhar diferenciado e ressignificado diante das relações familiares e dos afetos envolvidos.
Agradecemos imensamente à toda a equipe envolvida que abraçou e se dedicou à proposta e aos pais, responsáveis e crianças que se empenharam na participação ativa dos encontros.