Última Atualização do Site: Quarta-feira, 26 de Junho de 2019, 14:24h

Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Departamento de Saúde de Jandaia promove encontro com tema da Luta Antimanicomial

Em comemoração ao 18 de maio, data que trata o tema da Luta Antimanicomial, no dia 17 de maio de 2019 foi realizado um encontro entre a população de Jandaia do Sul e a equipe do CAPS I Nova Mente, de Cambira. Neste encontro, promovido pelo Departamento de Saúde do município de Jandaia em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial  CAPS, foram discutidos os cuidados à pessoa em sofrimento psíquico, refletindo a importância e o valor terapêutico da liberdade, do manter-se inserido na família, na comunidade, no trabalho e nos espaços de lazer para construir outras formas de lidar com a vivência do sofrimento. Foi resgatado neste encontro a história dos manicômios e as barbáries que ocorriam por trás de um discurso de tratamento, a exclusão e o estigma da pessoa com transtorno mental e de como surgiu a Rede de Atenção Psicossocial como proposta de rede substitutiva de cuidados e garantia de direitos à pessoa com transtorno mental e/ou usuária de álcool e outras drogas.
O encontro promoveu um espaço de diálogo, de pensar o cuidado criativo e de desmistificação da loucura, promovendo a corresponsabilização da sociedade como agente de inserção e cuidados das pessoas em sofrimento psíquico.
A equipe lembrou a população de que os serviços ofertados pelo CAPS Nova Mente são porta aberta para quem desejar ser acolhido e da importância de buscar informações e participar das atividades ofertadas no município, seja nas UBS, Centro de Convivência ou ONGs, sendo espaços de promoção de saúde, de inclusão e de fortalecimento das comunidades.