Última Atualização do Site: Quarta-feira, 19 de Junho de 2019, 10:19h

Quarta-feira, 29 de Maio de 2019

31 DE MAIO DIA MUNDIAL SEM TABACO

De acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) (WHO, 2008), o tabagismo integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa e também é considerado a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.
O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC)
COMO O TABACO PÕE EM PERIGO A SAÚDE PULMONAR DAS PESSOAS EM TODO O MUNDO. O consumo do tabaco é um fator de risco importante para o desenvolvimento de câncer de pulmão, DPOC, tuberculose, entre outras enfermidades pulmonares.
O pulmão é o órgão do sistema respiratório responsável pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue por meio da respiração.
Doenças pulmonares são aquelas que acometem os pulmões, prejudicando o seu pleno funcionamento. As enfermidades pulmonares podem causar incapacidade e morte prematura. Segundo a OMS, cerca de 3 milhões de pessoas morrem no mundo anualmente em decorrência da DPOC. Estima-se que, até 2030, a DPOC irá se tornar a terceira doença que mais leva pessoas a óbito no planeta, ficando atrás apenas do infarto e do AVC.
O tabaco também agrava a asma, o que restringe a atividade do indivíduo e contribui para a incapacidade.
Os componentes químicos do fumo do tabaco podem também desencadear infecções latentes da tuberculose. A tuberculose ativa, agravada pelos efeitos prejudiciais para a saúde dos pulmões pelo uso do tabaco, aumenta substancialmente o risco de incapacidade e morte por insuficiência respiratória.
A tuberculose ainda se apresenta como um grave problema de saúde pública, notadamente nos países onde a epidemia do tabaco é uma realidade.
O tabagismo passivo, gerado a partir da fumaça da queima de produtos de tabaco ou da própria fumaça expelida por um fumante, também prejudica a saúde. Respirar a fumaça do tabaco pode causar doenças pulmonares, incluindo câncer de pulmão e DPOC.
O tabagista deve ter conhecimento de que a fumaça do seu cigarro ou de outro derivado do tabaco pode causar doenças nas pessoas com quem convive em casa ou no trabalho e que não existe nível seguro de exposição à fumaça.
A fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde homogeneamente no ambiente contém em média três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.
Em 2011, com a aprovação da Lei nº. 12.546, de 14 de dezembro — a qual proíbe o fumo em local fechado em todo pais, e que vem contribuindo para que não haja mais a poluição tabagista ambiental nos recintos fechados.

O CIGARRO TEM MAIS DE 4700 SUBSTÂNCIAS, ENTRE ELAS TEMOS:

ELIANE MARTINES - ENFERMEIRA