Última Atualização do Site: Quinta-feira, 07 de Novamebro de 2019, 10:38h

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019

Profissionais do município participam de palestra sobre o Dia Mundial da Saúde Mental

O Departamento de Saúde promoveu no dia 07 de outubro de 2019, palestra intitulada "Sociedade do Cansaço e Saúde Mental: Promoção da Saúde como Estrategia de Cuidado", ministrada pela psicóloga Camila Siguinolfi, da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana. O envento aconteceu na sala de reuniões do Departamento de Educação e foram convidados funcionários públicos de todos os departamentos. Na ocasião a profissional dialogou sobre qualidade de vida, cuidados e fortalecimento da saúde mental no trabalho, assuntos essenciais e pouco discuitidos diante do sofrimento atual entre as(os) profissionais. A ideia principal foi de fortalecer os profissionais e criar espaços de promoção de saúde mental, refletindo no cuidado de quem cuida. O evento vem ao encontro do Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro.
Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental, sendo que, segundo a OMS, situações de assédio e competição estão entre as principais causas de estresse associado a esse contexto. Tais problemas impactam diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros. No Estado do Paraná, de 2006 até setembro de 2017, foram notificados 265 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho. A maior parte dos profissionais é do sexo feminino, na faixa etária de 35 a 49 anos, com ensino superior completo e com registro em carteira de trabalho (AGENCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ, 2017).