conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Com o objetivo de orientar a população, combater tabus, mudar paradigmas e inspirar autoridades a refletirem sobre questões relacionadas à vida, durante o primeiro mês do ano é realizada em todo o país a campanha Janeiro Branco. A iniciativa, lançada em 2014, faz um alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental em um momento de construção de metas para os meses que estão por vir. 


A abordagem do tema se faz necessária em vista do crescente aumento das taxas de doenças como depressão e ansiedade nos últimos anos.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), antes mesmo da pandemia, em 2019, quase 19 milhões de brasileiros conviviam com transtornos psicológicos. Pesquisa realizada no ano passado pela Universidade de São Paulo, em 11 países, apontou que durante a nova realidade pandêmica o Brasil tem liderado os casos de depressão (59%) e ansiedade (63%).


A psicóloga da atenção primária de Jandaia do Sul, Mariana Frediani Sant'Ana, esclarece que a saúde mental é muito importante, porque dela advém a capacidade de desenvolver habilidades, de enfrentar as inquietudes da vida, de trabalhar de forma criativa e conviver em comunidade. "Ou seja, também temos saúde mental enquanto encaramos, aceitamos e enfrentamos nossos sofrimentos, problemas ou os obstáculos que encontramos", comenta. 


Saúde mental, conforme define, não significa ausência de sofrimento, mas sim a capacidade de permitir-se apoiar e ser apoiado pelas pessoas nas quais se tem confiança, é reconhecer os próprios limites e aceitar que há momentos de tristeza e que eles podem ser passageiros. "Conforme entramos em contato com os nossos comportamentos, pensamentos, sentimentos, limites e dificuldades, passamos a reconhecer o que é possível fazer para melhorarmos nossa qualidade de vida e o que depende do apoio de nossa família, dos amigos e da comunidade", observa a psicóloga. 


Alguns sintomas sinalizam que a saúde mental não vai bem e que é necessário buscar apoio com profissionais de Saúde. Mudança brusca de comportamento, irritabilidade, sofrimento incapacitante e/ou desmotivação para realização de tarefas cotidianas e atividades que anteriormente eram prazerosas, ansiedade e aumento de tristeza, distorção da visão sobre si próprio e o mundo (muitas vezes acompanhada de auto julgamentos como "sou culpado", "sou inútil", "sou substituível"), sentimento de isolamento, medo de sair de casa ou de estar no meio de outras pessoas são motivos de alerta. 


Quando a saúde mental e emocional não está bem, podem ocorrer sintomas físicos como taquicardia, falta de ar e aperto no peito em situações que não oferecem ameaça. Outro grande ponto de atenção é a percepção de que a pessoa pode chegar a se machucar ou machucar outras pessoas em decorrência do sofrimento. "A partir desses sinais de alerta, é importante conversar com alguém de sua confiança para ter um primeiro apoio e procurar os serviços de cuidado especializado", orienta Mariana.


Pontos de apoio em Jandaia do Sul


Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município contam com atendimento médico, enfermeiros e psicólogos para acolhimento e avaliação.


Para situações de urgência e emergência, nas quais a pessoa esteja se colocando ou colocando outros em risco, a orientação é encaminhá-la ao Pronto Atendimento Municipal - PAM (3432-1421) ou acionar o Samu (192). Para pessoas em sofrimento psíquico moderado e grave, o primeiro acolhimento é espontâneo no Centro de Atenção Psicossocial Regional (Caps – Cambira: 3436-1686). Já está em andamento a implantação do Caps Jandaia no local onde seria a UPA.

 

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) pode ser acionado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica (3432-1212) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para pessoas em condição de risco, vivência de violências ou negligências (3432-4494).


Prevenção


Existem algumas maneiras de ajudar na prevenção do surgimento de transtornos mentais e emocionais. Hábitos saudáveis como boa qualidade do sono, alimentação de qualidade e atividade física são alguns aliados da saúde. Somam-se a eles a prática de um hobby e a manutenção da interação social, ainda que seja por meio de mensagem, chamada telefônica ou videochamada.  

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo